Chef em casa em São Paulo. Essa é uma profissão que está cada vez mais crescendo no mercado de trabalho com uma grande demanda, principalmente em cidades grandes. A procura por chef em casa deixou de ser apenas por glamour, e passou a ser também algo voltado para a saúde.

Cada vez mais pessoas se preocupam e cuidam da sua alimentação. Aliás, mais do que ter hábitos mais saudáveis, o interesse por viver novas e diferenciadas experiências é o que leva muita gente a se interessar pela culinária. Então, foi pensando nisso que os chefes saíram de seus restaurantes e foram nas casas de seus clientes, levando mais sabor e conforto para seu domicílio.

Atualmente, a maior demanda é o atendimento às pessoas que não têm tempo para preparar suas refeições, mas que não abrem mão de uma alimentação equilibrada e de qualidade. Contudo, convenhamos, nada melhor que uma comida caseira, ou até as mais sofisticadas… O melhor de tudo é o conforto de sua casa!

Além disso, nada é mais sofisticado do que receber as pessoas em sua própria casa, ofertando pratos gourmets deliciosos e com tratamento profissional. Quem não quer receber os amigos em casa sem contratar um buffet?

O que é um Personal Chef?

chef em casa em são paulo

Um personal chef – mais conhecido como chef em casa – é um especialista em gastronomia que oferece serviços a domicílio, seja para uma única pessoa ou para um grupo. Como o próprio nome diz, é na casa da pessoa onde o personal chef prepara suas especialidades de acordo com o gosto pessoal do contratante. Com isso, é dever do personal chef adaptar ingredientes escolhidos pelo cliente aos pratos preparados.

As pessoas que têm interesse na contratação do serviço objetivam a presença do chef, ou de auxiliares de cozinha. Estes irão ajudar no preparo do alimento e no manuseio dos pratos no dia do evento ou até mesmo para um serviço próprio, como montar o cardápio da semana.

O serviço de chef em casa deve prover opções customizadas de suas especialidades gastronômicas e dar abertura ao cliente para adaptar ingredientes e pratos ao cardápio. Com isso, a sua prioridade é sempre oferecer uma gastronomia diferenciada e de qualidade.

Por conseguinte, o chef em casa é quem realiza a ficha técnica do cardápio, quem compra os insumos, faz o pré-preparo do alimento, manuseio e transporte até chegar a finalização do prato.

Além disso, o serviço de chef em casa ainda entrega a cozinha limpa e organizada ao término do serviço, da mesma forma como acontece em cozinhas de restaurantes. O que torna o evento mais descontraído e único, com um toque de chef.

Quais os benefícios de contratar um Chef em casa?

São diversos os benefícios de contratar um chef em casa, tais como:

  • Realizar o evento em seu local próprio, com mais conforto e complementos a seu gosto, como vinhos e música;
  • Segurança da sua residência ou local escolhido, privacidade e sigilo;
  • Alta culinária de forma personalizada, do jeito que quiser e com o apoio de um profissional competente;
  • Atender a pessoas com dificuldade de locomoção ou que não possam se ausentar de seus lares;
  • Escolher entre milhares de opções de cardápio;
  • Flexibilidade de horário.

Chef em casa e os utensílios

chef em casa em são paulo

Em relação aos utensílios a serem utilizados para as preparações dos pratos, o chef e o cliente devem entrar em um consenso. Muitas pessoas têm todos os equipamentos necessários em casa, no entanto, um personal chef deve ter equipamentos necessários caso seu cliente não tenha nada.

Dessa forma, é dever do chef em casa ter seus próprios equipamentos, de preferência equipamentos de qualidade, que garantam a prestação de um serviço de excelência, evitando possíveis problemas e constrangimentos.

Conhecendo melhor o cliente

Ter uma conversa com o seu cliente é fundamental para um chef em casa. Afinal, você precisa saber as limitações e as preferências dessa pessoa para poder cozinhar da melhor maneira possível e agradar o paladar dela.

Clientes com intolerâncias e alergias a algum ingrediente, como glúten e lactose, bem como pessoas com opções alimentares diversas, como veganos e vegetarianos, merecem uma atenção especial.

Há pessoas que contratam um chef em casa para montar e cozinhar os pratos da semana. Para esse cliente, procure saber sobre a infância dessa pessoa em relação às comidas típicas de onde ela veio. Assim, além do conforto de ter um chef em casa, o cliente ficará muito satisfeito em ter o gostinho de sua infância em seu próprio lar.

Como ser um Personal Chef

Não há um curso específico para a formação de personal chef. A maioria dos profissionais dessa área é formada em Gastronomia, ou são pessoas que trabalham já há algum tempo nessa área.

O trabalho do personal chef, assim como do chef tradicional, não é uma profissão regulamentada, por isso, não há exigência de uma capacitação específica para o exercício da função.

Personal chef vegana e/ou vegetariana

Sabe-se que a dieta vegetariana vem sendo aderida por muitas pessoas nos últimos anos por questões de saúde, religião, meio ambiente, ética ou direito dos animais. Sabe-se que a alimentação vegetariana estrita e vegana excluem qualquer tipo de carne, e pode ainda eliminar outros tipos de alimentos como ovos, leite, mel e derivados animais.

Para quem está começando uma dieta vegana ou vegetariana, além de um nutricionista especializado para avaliar a necessidade de cada um em relação às vitaminas e outros componentes nutricionais, o personal chef também tem grande importância nesse desenvolvimento.

Muitas pessoas procuram os serviços de um chef em casa para montar os cardápios veganos e fazer a deliciosas e inovadoras receitas. Além do mais, se você está procurando um chef em casa vegano e/ou vegetariano, saiba que você veio ao local certo para ter as melhores informações!

São muitas as opções de chefes em casa em São Paulo. No entanto, só comigo que você encontra cardápios e pratos leves e descomplicados, mas sempre muito cheios de sabor e criatividade, sempre valorizando os produtos de origem vegetal e não industrializados.

Clique abaixo e saiba mais sobre isso!

SAIBA MAIS