Tem certas épocas que chegam e já ficamos em contagem regressiva para as festividades e comilanças. Ansiedade para aquela viagem tão esperada, estresse pós vestibular, exaustão por conta fechamento da loja que fica até mais tarde para as compras de natal, fechamento do mês, comilanças e bebedeiras de carnaval e diversos outros motivos e causas que ocasionam no consumo excessivo de alimentos… Precisamos de um detox, não é?!

detox

Esse consumo excessivo e/ou errôneo de alimentos inadequados se deve à correria e/ou relaxamento nessas ocasiões. São tantas coisas para pensar e fazer, que a alimentação adequada e a saúde ficam fora de nossas prioridades. 

Quando você percebe, já está em fevereiro se preparando para o Carnaval. Aaaah, o Carnaval! Podemos afirmar que são raras as pessoas que não gostam dele! Afinal, o Carnaval é nosso e nada melhor do que uma festa brasileira, não é mesmo?

Dieta detox express: a salvação de todos os seus problemas #sqn

Depois de tudo isso vem aquele delírio ressaquento pós-bebedeira e acreditamos em qualquer promessa de saúde instantânea. Quem lembra daquelas dietas detox de 5 dias que a gente via na capa das revistas? Vamos parar já com isso!

Uma dieta detox de verdade tem apenas 3 passos

Sejamos sensatos! Não há chances de emagrecer ou desintoxicar absurdamente em 5 dias.

Você deve ter em mente que, para adotar aquela dieta detox de verdade verdadeira, você deve diminuir a quantidade de alguns alimentos ou substitui-los o ano todo.  São apenas 3 passos:

  • Aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas;
  • Reduzir o consumo de carnes: você não precisa eliminar totalmente a carne da sua vida e abrir mão da sua alimentação tradicional. Mas também não precisa comer carne em todas as refeições. Clique aqui e leia mais sobre o flexitarianismo;
  • Eliminar os ultraprocessados: sem eles, naturalmente você vai reduzir o consumo de açúcar, sal e gordura. Esses produtos são compostos industriais que, além de aditivos químicos (como corantes, aromatizantes, estabilizantes, conservantes, emulsificantes, etc.) têm quantidades super altas de açúcar, sal e gordura. Isso sim faz mal para o corpo!

Outra coisa importante: em vez de ajudar, a mudança repentina nos hábitos alimentares tende a prejudicar o metabolismo. Adote a sua dieta detox com a ideia de que você estará adquirindo nutrientes de uma maneira mais saudável e não de que você vai emagrecer ou se livrar de substâncias ruins, ainda mais se você tiver uma rotina alimentar desregrada. Coerência, a gente vê por aqui!

Óbvio que ninguém é de ferro e às vezes a gente dá umas escorregadas. Isso é natural! O importante é que, na maior parte do tempo, você siga essas recomendações 😉

Quer aprender a cozinhar de maneira saudável, equilibrada e com muito sabor? Clique aqui e conheça os meus cursos de alimentação plantbased =)

Dicas gerais para melhorar a situação pós-esbórnia

  • Água

Para você que exagerou nas bebidas nas festas, fica a dica para beber muuita água. A água de coco também é super recomendada, já que mantém o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos. 

Uma opção em jejum é beber água morna com limão e raspas de gengibre. A combinação ajuda o fígado a eliminar as toxinas resultantes da má alimentação e do álcool.

  • Chás

Não é novidade que os chás são grandes aliados para desintoxicar e desinchar o organismo. Por isso, após a festança aproveite para beber muito chá, uma vez que eles ajudam a combater o inchaço abdominal.

Os melhores chás para desinchar são os diuréticos como: chá verde, chá de hibisco, hortelã, erva-doce, capim-limão, cidreira, camomila e de maçã com canela.

  • Plant Based

 A dieta plant-based é baseada no consumo exclusivo de alimentos derivados de vegetais. Isto inclui não apenas frutas e vegetais, mas também nozes, sementes, óleos, grãos integrais, legumes e feijões. Estes alimentos são muito recomendados para as dietas pós-festas, já que os legumes e outros vegetais ajudam a limpar o organismo.

detox

Outros alimentos presentes na dieta plant-based são os termogênicos e os alimentos ricos em potássio.

    • Alimentos termogênicos

Gengibre, pimenta vermelha e canela (dentre muitos outros), além de desinchar o organismo, ajudam na aceleração do metabolismo.

    • Alimentos ricos em potássio

Banana, melão, ameixa, mamão, frutas secas, espinafre, amêndoas, castanhas e outros que devolvem a hidratação perdida e ajudam a combater a retenção de líquido.

Procure um especialista que possa te ajudar para orientar em sua dieta detox. Lembre-se que manter uma alimentação equilibrada durante o ano todo te tranquilizará não apenas após as festas, mas durante a sua vida toda! Ao adotar hábitos alimentares saudáveis o ano todo, sua saúde estará mais estabilizada e bem cuidada.

Quer ser mais saudável, mas anda meio sem tempo? Seus problemas acabaram! Clique aqui e conheça mais sobre as minhas comidinhas plant based.