RITUAIS À MESA, ESTAMOS PERDENDO ESTE TEMPO TÃO IMPORTANTE!

Família curtindo juntos um almoço na mesa - rituais à mesa

Rituais à mesa

Comer em família é um ato que nos aproxima dos nossos entes e nos ensina sobre convivência, ouvir o outro e diminuir o ritmo. Nestas refeições falamos sobre coisas importantes, sobre o dia a dia, sobre questões triviais, rimos, discutimos, choramos, com umas pessoas temos mais intimidade e com outras temos estranhamento, é uma explosão de emoções!

Hoje, com a facilidade que temos de não lidar com quem não queremos nas redes sociais, porque basta um clique para a pessoa ser bloqueada, a família acaba sendo a único núcleo com o qual precisamos lidar e conviver com as diferenças. É ela quem nos tira da nossa bolha.

De todo modo, os rituais à mesa, com a alimentação compartilhada, se tornou um momento benéfico para a afetividade, um descanso da vida exterior, da correria dos dias de hoje, em que se pode desfrutar e saborear daquele tempero e daquele convívio que já estão quase sendo perdidos.

INGRESSO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Mulher em ambiente de trabalho - Rituais à mesa

Rituais à mesa (Foto de Keren Levand em Unsplash)

O ato da convivência atualmente tem perdido cada vez mais espaço para a vida profissional agitada diante das exigências do mercado de forma geral. Damos muito mais importância ao lado profissional do que para o lado familiar. Até mesmo pela competitividade profissional.

Com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, o preparo das refeições, ficou um pouco de lado, pois este papel ainda é muito vinculado à mulher. Como ela está passando mais tempo fora de casa, ou seja, tendo menos tempo para fazer tarefas domésticas, como o preparo de alimentos, bem como a típica refeição em família, afinal cada um tem um cronograma de atividades e nem sempre todos estão em casa ao mesmo tempo.

Por existir a dupla jornada e a cobrança de sucesso tanto na vida profissional quanto na pessoal/familiar, o tempo investido no preparo de uma refeição foi deixado de lado ou pelo menos diminuído consideravelmente, com o chegada de novos produtos, infelizmente boa parte são alimentos ultraprocessados, que possuem poucos nutrientes e muita embalagem. Podemos assim dizer, que consequentemente os rituais à mesa também foram sacrificados.

Isso porque como citei a cima,  as mulheres ainda são as responsáveis pela grande maioria das atividades alimentares e domésticas. Ponto que inclusive precisa ser revisto, afinal os homens também devem ter suas responsabilidades em casa.

MUDANÇAS NO TEMPO E NOS RITUAIS À MESA

Mulher comendo fatia de pizza preocupada - Rituais à mesa

Rituais à mesa (Foto: Unsplash)

Nesta situação do novo modelo da família e de alimentação neste núcleo, as formas de produção e consumo de alimento evoluíram de maneira a preencher as necessidades de melhoria do tempo.

Cada vez mais são criadas maneiras mais rápidas e práticas de cozinhar, ou fazendo com que as cozinheiras das famílias sejam cada vez mais comuns no cenário familiar, passando a ser mais um membro do núcleo.

Ao ir ao supermercado podemos ver que hoje existem pratos industrializados já pré-preparados, já divididos em porção pelas indústrias e que podem ser preparados rapidamente. Quando em uma casa tem mais de uma pessoa morando, com horários, na maioria das vezes, incompatíveis, estes tipos de refeições são muito comuns, porque não há tempo para ser “gasto” na preparação das refeições, e com isso os rituais à mesa vão sendo esquecidos… A comida rápida, está imediatamente pronta para ser consumida e também pode ser engolida depressa.

Nas casas, as cozinhas é o ambiente que está sendo esquecido, estão sendo utilizadas com menor frequência, por causa do crescente hábito de realizar refeições fora. Os rituais à mesa que antes eram feitos com calma, hoje em dia se perderam em função dos novos hábitos.

RITUAIS À MESA DEPENDEM DA CULTURA?

As refeições são um espelho da cultura de determinado período, assim como do contexto social e rotina. Elas não demarcam somente a divisão do tempo, mas também representam as atividades sociais quando considerados os rituais à mesa.

Vamos pegar como exemplo, a rotina diária da maioria das pessoas, fica evidente que grande parte do seu dia é voltada aos deslocamentos, atividades profissionais e de estudo, restando pouco tempo para o tempo livre, e muito menos tempo para ter uma boa refeição saudável, com os rituais à mesa necessários para uma boa alimentação.

Em tempos de muita tecnologia e correria, sentar-se com os familiares e ter os devidos rituais à mesa é fortificante e fundamental. Resgatar esse comportamento pode melhorar a convivência familiar, ajudar na realização de novas rotinas. Preparar e degustar refeições em família são atitudes que devem ser recuperadas o quanto antes, para não cair no esquecimento.

UM PASSO PARA MELHORAR OS HÁBITOS ALIMENTARES

Prato saudável para rituais à mesa

Rituais à mesa (Moussaka da Ana)

Os rituais à mesa em família são importantes, pois ensinam hábitos alimentares saudáveis. O primeiro deles é sentar-se à mesa adequadamente e sem distrações tecnológicas que impeçam a alimentação correta. Enquanto isso acontece, é possível saborear calmamente os alimentos que estão servidos e mastigar devagar, facilitando, desse modo, o processo de digestão. Também podemos desfrutar de comidas mais naturais ou pouco industrializadas, uma vez que o preparo caseiro é mais saudável. Se começarmos a resgatar frequentemente, esses rituais à mesa, os bons hábitos serão seguidos por todos os que participam das refeições em família. Fazer um delicioso cardápio saudável e com ingredientes frescos é um exemplo de boa dica para valorizar a rotina alimentar e torná-la mais saudável.

MEUS CURSOS TE AJUDAM NOS RITUAIS À MESA

Aprenda a fazer pratos saudáveis, saborosos e nutritivos para você e sua família.

Resgate os rituais à mesa e o convívio familiar preparando pratos incríveis e simples de se fazer. Tenho certeza de que você tem diversas memórias de aromas e sabores das comidas da vovó e da mamãe, dar continuidade nessas memórias é algo significativo. Resgate as memórias afetivas do cheiro de comida caseira.

Eu sendo chef de cozinha plant based e adepta de uma vida mais saudável, dediquei muito do meu tempo para elaborar cursos que atendam desde uma pessoa querendo aprender um prato, à aquela pessoa que quer aprender um cardápio completo.

Prato gastronônimo para rituais à mesa

Rituais à mesa (Prato especial da Ana)

Alguns dos meus cursos:

AULAS DE COZINHA EM CASA

Este curso plant based é direcionado para quem já cozinha ou quer passar a cozinhar no dia a dia, melhorando a qualidade da sua alimentação. As aulas são prática e dinâmica, para que você tire melhor proveito da sua cozinha, equipamentos e ingredientes com novos conceitos e técnicas.

Saia da mesmice dos pratos de sempre e inclua mais legumes e verduras na sua rotina e da sua família. Você também pode aprender neste curso a organizar a transição de dietas (ornívora para vegetariana, vegetariana para vegana, restrições alimentares, etc).

Faremos uma entrevista e questionário sobre hábitos de alimentação e de cozinha para que eu possa te conhecer um pouco melhor e desenvolver um cardápio especial. As receitas são adequadas às necessidades e paladar dos clientes.

Como será o curso?

  • 4 horas de aula na casa do cliente, com a participação de até dois alunos.
  • Os ingredientes podem ser fornecidos sob contratação ou ficarem sob a responsabilidade do aluno.
  • Entrega de apostila com receitas a serem executadas e sugestões de variações.

TREINAMENTO DE COZINHEIRAS

Um curso plant based voltado­­­­­­­­­­­­­­ para funcionárias de famílias em busca de mudança de hábitos alimentares. O cardápio e as técnicas ensinadas serão voltadas às demandas e paladar de cada cliente, levando em consideração a experiência e capacidade técnica de cada aluno.

Direcionado para o preparo de alimentos frescos, o curso pode também ensinar como substituir ingredientes tradicionais por opções mais saudáveis, ou adequadas às dietas restritivas (sem glúten, sem açúcar, sem lactose, vegetarianas ou veganas). Através da entrevista e questionário sobre hábitos de alimentação e de cozinha, as receitas são adequadas às necessidades dos clientes. O número de visitas e aulas varia de acordo com a demanda de cada aluno e podem incluir ou não os módulos básicos listados a abaixo.

Pacote com 3 aulas, na casa do cliente, com a participação de até três alunos. Os ingredientes podem ser fornecidos sob contratação ou ficarem sob a responsabilidade do aluno. Entrega de apostila com receitas a serem executadas e sugestões de variações.

AULAS ESPECIAIS

Aulas com temáticas especiais na sua casa ou em escolas de culinária.Uma divertida tarde onde você aprenderá receitas saudáveis. Pode chamar as amigas para fazer o curso. Vocês terão uma aula especial à escolha de vocês! Ou ainda, que tal preparar um jantar romântico a 4 mãos: cozinhando com o seu par?

Duração média de 2 horas e 30 minutos. Inclui demonstração da professora e prática dos alunos. Para até 8 pessoas, ou a combinar.Os cursos podem ser online ou presenciais. Nas aulas presenciais, serão respeitados todos os protocolos e diretrizes governamentais de acordo com os critérios de atividades essenciais de cada fase.

Para maiores informações:
E-mail: contato@anabarini.com.br
WhatsApp: +55 11 98331-5170